Vinícius Carlos Carvalho

 

E-mail: viniciusc@gmail.com

Telefone: 31 99617-6816

Brasileiro, 36 anos

 

 

RESUMO

 

Mestre em Meio Ambiente e Políticas Públicas pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UNB/2007), formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/2002) com extensão universitária pela Universidade de Navaja (Espanha). Foi colunista e repórter especial da revista JB Ecológico, suplemento de meio ambiente do Jornal do Brasil, e integrou as assessorias de comunicação da UNESCO no Brasil, do UNICEF em Angola e a secretaria-executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS). Como consultor, trabalhou para organizações como Oxford Policy Management (OPM), OEA e PNUD nas áreas de planejamento de comunicação, prospecção de cenários e sistematização de experiências de desenvolvimento. Executa também ações de comunicação digital, tendo trabalhado como Coordenador de Conteúdo e Redes Sociais de encontros como a Cúpula Social do Mercosul, a Arena Socioambiental (Rio+20) e o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Premiado pelo Curso de Jornalismo Intensivo do Jornal O Estado de S. Paulo, é fluente em português, inglês e espanhol.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

 

  • Projeto de Apoio à Proteção Social em Angola (APROSOC) /  2016

Contratante: Oxford Policy Management (OPM)

Posição: Consultor

Resumo: Responsável por apoiar o Ministério da Assistência Social de Angola, a União Europeia e o UNICEF na elaboração da Estratégia de Comunicação e Mobilização Social para a promoção dos primeiros Centros de Referência em Assistêncial Social (CAS) do país. Implementados inicialmente em três províncias de Angola, os CAS funcionam como hubs de acesso a serviços públicos exclusivamente dedicados às populações mais vulneráveis servidas pela rede de assistência social do país.  

 

- - -

 

​​

  • Projeto de Registro de Nascimento e Justiça para Crianças em Angola / 2013-2015

Contratante: Fundo das Nações Unidas para a Infância em Angola (UNICEF)

Posição: Consultor

Resumo: Responsável por apoiar o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola, a União Europeia e o UNICEF na elaboração da Estratégia Nacional de Comunicação e Mobilização Social para a promoção do registro de nascimento no país, onde 44% da população com até 18 anos ainda não dispõe de qualquer documento oficial. Spots de TV e Rádio, Histórias de Vida, Cartilhas, Cartazes e Guia de orientação produzidos sob supervisão do consultor à disposição em http://migre.me/sZ5in.

 

 

– – –

 

  • Projeto Articulação de Redes nos Territórios: Cidadania 2.0 / 2013

Contratante: ONG Contato – Centro de Referência da Juventude / Fundação Banco do Brasil

Posição: Consultor

Resumo: Facilitador de articulação de rede de jovens lideranças de movimentos sociais parceiros da Fundação Banco do Brasil, incluindo: Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rede Cerrado, Central Única das Favelas (Cufa), Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Material Reciclável (MNCR), Rede Mocambos, Movimento dos Sem Terra (MST), Associação Apiwtxa e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

 

 

– – –

 

  • Iniciativa Brasil-Cabo Verde: Educomunicação e Educação em Sexualidade / 2013

Contratante: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Posição: Consultor

Resumo: Realizado pela UNESCO no Brasil e o Programa Jovem de Expressão, a iniciativa reuniu em Brasília caboverdianos que são protagonistas de boas práticas em educação sexual nas escolas e jovens brasileiros premiados por ações em comunicação comunitária, promoção da saúde e redução da violência juvenil.

 

– – –

 

  • Novas propostas para o Licenciamento Ambiental no Brasil / 2013

Contratante: Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA)

Posição: Consultor

Resumo: Co-autor de documento que sistematiza as propostas da ABEMA para a modernização do sistema de licenciamento ambiental no Brasil. A validação ocorreu em grupos de trabalho formados por representantes de órgãos e entidades estaduais de meio ambiente de 24 Estados e do Distrito Federal. Íntegra da publicação em: http://migre.me/tZyYe.

 

 

– – –

 

  • Cúpula Social do Mercosul / 2012

Contratante: Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR)

Posição: Coordenador de Conteúdo e Redes Sociais

Resumo: Responsável pela coordenação de equipe multimedia da Cúpula Social do Mercosul, maior encontro entre governos e movimentos sociais do bloco. Para o evento, foram produzidos 28 vídeos e 55 textos nas áreas de educação, direitos humanos, participação social, cultura e integração produtiva. Todos os debates foram transmitidos ao vivo pela internet, totalizando 40 horas de streaming. Mais em www.socialmercoul.org.

 

 

– – –

 

  • Arena Socioambiental / 2012

Contratante: Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

Posição: Coordenador de Conteúdo e Redes Sociais

Resumo: Responsável pela coordenação de equipe multimedia da Arena Socioambiental, principal espaço do governo federal na Cúpula dos Povos da Rio+20. Durante o evento, foram produzidos 52 vídeos e 79 textos entre matérias e entrevistas. Todos os debates foram transmitidos ao vivo pela internet, totalizando 42 horas de streaming. Mais em www.arenasocioambiental.org.

 

– – –

 

  • Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas / 2013

Contratante: Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR)

Posição: Coordenador de Conteúdo e Redes Sociais

Resumo: Responsável pela coordenação de conteúdo e redes sociais do Encontro, que teve a presença de 22 ministros e 5 mil prefeitos com vistas à apresentação de programas federais a gestores municipais em início de mandato.

– – –

 

  • “Uma perspectiva sistêmica para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): o caso do Programa Produtor de Águas à luz da Rio+20″ / 2012

Contratante: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Posição: Consultor

Resumo: Co-autor de documento que sistematiza iniciativas que beneficiam pequenos produtores rurais que executam boas práticas de uso da terra e controle da poluição rural difusa em bacias hidrográficas de importância estratégica para o Brasil. Íntegra da publicação em http://migre.me/tHmod.

– – –

 

  • Revista JB Ecológico, suplemento do meio ambiente do Jornal do Brasil / 2007-2010

Contratante: Revista JB Ecológico

Posição: Colunista e Repórter Especial

Resumo: Responsável pela cobertura de política ambiental e autor da coluna Céu de Brasília. Reportagem “Dossiê Noroeste – Ecologia de Fachada” disponível para consulta em http://migre.me/tHmEc.

 

 

– – –

 

  • Rede de Tecnologia Social (RTS) / 2008 a 2010

Contratante: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Posição: Editor do Portal da RTS

Resumo: Responsável pela produção de conteúdo sobre Tecnologias Sociais (TSs) promovidas pela RTS. Boletins especiais produzidos pelo consultor à disposição em: http://migre.me/sYHGZ (Reaplicação de TSs), http://migre.me/sYHFP (TSs e Geração de Trabalho e Renda), http://migre.me/sYHHg (TSs na Amazônia), http://migre.me/sYHHI (TSs nos centros urbanos), http://migre.me/sYHIO (TSs no Semiárido) e http://migre.me/sYHJr (TSs no Cerrado).

– – –

 

  • “Unicef Municipal Seal of Approval: Implementation Elements for other latin american countries” / 2009

Contratante: Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a América Latina e o Caribe

Função: Consultor

Resumo: Co-responsável pela elaboração de documento dedicado a apoiar gestores públicos e das Nações Unidas a implementar o Selo UNICEF – Município Aprovado em outros países da América Latina. O selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

– – –

 

  • IV, V, VI, VII e VIII edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local – Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN), Cuiabá (MT) e Brasília (DF). 2005 a 2010

Contratante: Expo Brasil

Posição: Coordenador de comunicação

Resumo: Um dos maiores encontros de experiências de desenvolvimento territorial do país, a Expo apresenta projetos, produtos e serviços associados ao tema em áreas como empreendedorismo, agroecologia, arranjos produtivos locais e economia solidária.

 

 

– – –

 

  • Plano Duo-decenal de Geologia, Mineração e Transformação Mineral / 2010

Contratante: Ministério de Minas e Energia (MME)

Posição: Consultor

Resumo: Pesquisador integrante da equipe de elaboração dos cenários do Plano. Foram considerados como objeto de cenarização a geologia, a mineração e a transformação mineral no Brasil entre 2010 e 2030.

 

 

– – –

 

  • Plano Nacional de Recursos hídricos (PNRH) / 2007

Contratante: OEA/MMA

Posição: Consultor

Resumo: Pesquisador integrante da equipe de elaboração dos cenários do PNRH. O documento “Águas para o futuro – Uma visão para 2020” é um dos cinco volumes do plano e projeta o quadro futuro de disponibilidade e de demanda de recursos hídricos no Brasil e quais devem ser os principais conflitos envolvendo a disputa pela água até 2020. Íntegra da publicação disponível em http://migre.me/tHmMA.

 

– – –

 

  • UNESCO no Brasil (2003-2005)

Contratante: UNESCO no Brasil

Posição: Assessor

Resumo: Planejamento de comunicação, atendimento à imprensa e elaboração de releases e matérias para boletins e revista.

– – –​

CURSOS

 

Jornal O Estado de S. Paulo (13º Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado – Extensão Universitária em Jornalismo pela Universidade de Navarra, Espanha) / 2002

 

 

IDIOMAS

Português fluente

Inglês fluente

Espanhol fluente

Currículo

© 2023 by  JULIE BUTLER. Proudly created with Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon